Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Os artigos submetidos para a FCM Revista deverão ser inéditos e, portanto, não poderão estar em análise simultânea para publicação em nenhum outro periódico.

Plágio: A FCM Revista rejeita prontamente qualquer prática de plágio e autoplágio. Durante o processo editorial e de revisão, caso esse problema seja detectado, será necessário que os autores adequem o texto, reescrevendo-o com suas próprias referências. Em caso de negativa, o artigo será rejeitado.

Inteligência Artificial: A FCM Revista proíbe estritamente a submissão de textos gerados parcial ou integralmente por inteligência artificial (IA) sem a devida revisão e autoria humana. Todos os artigos submetidos devem ser produto de trabalho intelectual genuíno dos autores indicados, refletindo sua análise crítica e interpretação dos dados. O uso de ferramentas de IA para a geração automática de textos, sem a supervisão e revisão substancial por parte dos autores, é considerado uma violação das diretrizes éticas da revista. Caso seja identificado o uso não autorizado de IA na redação do artigo, a submissão será imediatamente rejeitada, e os autores poderão ser banidos de futuras publicações na revista.

A FCM Revista apresenta seções dedicadas a pesquisa original, revisões de literatura, estudos de caso e cartas ao editor. Os artigos poderão ser enviados em português ou inglês. O processo de envio compreende as seguintes etapas:

Taxas e encargos: A FCM Revista não cobra nenhuma Taxa de Publicação de Artigos (APC), pois tem como objetivo publicar e disseminar pesquisas de qualidade nas áreas de saúde e ciências biomédicas alinhadas aos termos da Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste.

Revisão por pares: os artigos são revisados por pelo menos dois revisores (especialistas). Os artigos aceitos serão editados de acordo com os padrões de publicação da FCM Revista. A versão final editada será enviada aos autores para aprovação.

Acordo de direitos autorais/conflitos de interesse: após a aprovação final, os autores devem enviar o acordo de transferência de direitos autorais assinado pelo primeiro autor representando cada autor adicional. Neste acordo, deve ser declarado qualquer conflito de interesse.

Carta de apresentação: carta que deve acompanhar o artigo submetido e contém pelo menos as seguintes informações:

  • uma declaração de que o artigo não foi submetido para publicação em outro periódico;
  • declaração de conflitos de interesse: declare se os autores têm algum conflito de interesse. Conflitos de interesse são aqueles com potencial influência sobre o conteúdo publicado, comprometendo a objetividade, integridade ou valor percebido do artigo;
  • o informações do autor: fornecer nome completo e afiliações institucionais de cada autor, e um endereço de correspondência do autor principal (somente e-mail) e ORCID (clique no link – trata-se de um identificador digital persistente para pesquisadores). Os autores serão obrigados a declarar objetivamente que o artigo submetido consiste em conteúdo original, informando que ele não foi publicado anteriormente nem está sendo analisado com essa intenção em outro lugar.

Se os autores receberam assistência de redatores técnicos ou revisores de idiomas, isso deve ser declarado explicitamente na carta de apresentação, juntamente com a garantia de que os autores são totalmente responsáveis pelo conteúdo científico do artigo.

Informações de autoria: a autoria científica deve ser limitada àqueles que contribuíram com trabalho intelectual, com colaboração real na pesquisa. Portanto, para ser considerado um autor, cada colaborador deve atender às seguintes condições:

  • contribuição significativa para a criação e design do estudo ou para a análise e interpretação de seus resultados;
  • contribuição substancial para a produção do artigo, ou revisão crítica de seu conteúdo intelectual, e aprovação da versão final para publicação. Liderar ou supervisionar um laboratório/grupo de pesquisa não se qualifica por si só como autoria.

A carta deve ser assinada pelo autor principal, que representará todos os outros autores neste documento.

Página de título: esta página deve conter informações sobre o título e o autor, conforme a seguir:

  • título (português) 100 caracteres no máximo, contando espaços;
  • título curto (português) 50 caracteres no máximo, contando espaços;
  • o nome de cada autor com sua afiliação nesta ordem específica: primeiro nome, nomes do meio abreviados, sobrenome. Departamento (ou serviço). Curso. Universidade (ou instituição). Cidade, estado/província/território, país.
  • informações de contato de um autor: primeiro nome, nomes do meio abreviados, sobrenome, e-mail.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Esta submissão atende aos requisitos descritos nas Diretrizes para autores.
  • Esta submissão não foi publicada anteriormente, nem foi submetida a outro periódico para consideração.
  • Todas as referências foram verificadas quanto à exatidão e integridade.
  • Todas as tabelas e figuras foram foram numerados e rotulados.
  • Foi obtida permissão para publicar todas as fotos, conjuntos de dados e outros materiais fornecidos com esta submissão.

ARTIGOS

Artigos resultantes de pesquisa original. Máximo de 5.000 palavras (excluindo resumo e referências) e cinco imagens ou tabelas. Máximo de 40 referências listadas. Devem ser submetidos no seguinte formato:

• Resumo: deve ser escrito em inglês com no máximo 250 palavras. Deve seguir o modelo de resumo estruturado, com introdução obrigatória , objetivo(s) , metodologia e recursos, resultados e discussão, conclusão(ões). É bem sabido que o resumo obtém mais visibilidade e distribuição do que o texto completo do artigo. Portanto, ele deve conter as informações essenciais do artigo, mas não pode ser apenas uma colcha de retalhos de frases dele. Deve ser sucinto e direto, destacando o que é mais importante no texto completo para incentivar uma leitura completa. Na conclusão, todos os resultados devem estar relacionados aos objetivos do estudo. A discussão deve afirmar a contribuição dos resultados para o corpo de conhecimento sobre o assunto da pesquisa.

• Palavras-chave: devem ser informados de três a seis termos relacionados ao assunto, separados por ponto e vírgula, conforme DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) para português e espanhol, e também MeSh (Medical Subjects Headings) para inglês.

TEXTO COMPLETO

• Introdução: deve ser curta e apresentar o propósito (contexto e justificativa) do estudo, incluindo uma breve revisão de estudos relevantes sobre o assunto, mencionando qualquer progresso recente e referenciando apenas o que for apropriado.

• Metodologia: esta seção deve apresentar brevemente todas as informações necessárias para que outros pesquisadores repliquem o estudo. Os procedimentos adotados devem ser descritos claramente, assim como as variáveis ​​analisadas e hipóteses testadas. Definições devem ser fornecidas sempre que necessário. População, amostra e instrumentos de medição devem ser descritos e informações sobre coleta e processamento de dados devem ser fornecidas. Se possível, pontuações de validade devem ser incluídas. Métodos e técnicas utilizados devem ser devidamente detalhados, incluindo métodos estatísticos. Métodos novos ou substancialmente modificados devem ser descritos, com uma justificativa para seu uso e menção de suas limitações. A ética da pesquisa deve ser observada. Os autores devem declarar explicitamente que a pesquisa foi feita dentro de padrões éticos e com a aprovação de um comitê de ética.

• Resultados: esta seção deve ser um relatório conciso de todas as novas informações encontradas, com o mínimo de preconceito e julgamento pessoal. Os dados devem ser apresentados em uma sequência lógica, começando com as informações mais importantes. Dados de tabelas e imagens não devem ser repetidos, mas brevemente referenciados. Deve declarar a significância dos novos dados e a relevância das novas descobertas em relação às teorias estabelecidas e à literatura científica. Nesta seção também devem ser mencionadas as limitações do presente trabalho, bem como suas implicações para pesquisas futuras. Finalmente, as conclusões devem ser incluídas nesta seção, sempre relacionadas aos objetivos inicialmente declarados.

• Agradecimentos: devem ser concisos e limitados a pessoas e instituições que contribuíram para a pesquisa em algum grau, mas não puderam ser incluídas como autores.

• Citações no texto: A Revista FCM segue o estilo Vancouver, de acordo com as regras gerais do The NLM Style Guide for Authors, Editors, and Publishers, segunda edição. Para citações no texto, use algarismos arábicos sobrescritos, 1 sem espaços, logo após uma palavra ou pontuação: "A descrição da doença de Parkinson 1  começou na década de 1950, 2 quando..." Em alguns casos, os nomes dos autores podem aparecer no texto: "Phillips 12 analisou várias condições de..."; e até dois autores podem ser nomeados: "Handel e Matias 15 conduziram um estudo sobre..." No entanto, quando o número de autores for três ou mais, o primeiro autor deve ser nomeado junto com a expressão "e colegas": "Silveira e cols. 13 propuseram uma nova metodologia..."

• Referências: todas as referências citadas no texto devem estar na lista de referências. As referências devem seguir o estilo Vancouver, de acordo com as regras gerais do The NLM Style Guide for Authors, Editors, and Publishers, segunda edição. Elas são limitadas a material publicado, artigos e resumos. Os autores são responsáveis ​​por fornecer referências precisas e completas. Em referências com mais de um autor, até três autores devem ser nomeados. A partir daí, um "et al" deve seguir os três primeiros autores. Não deve haver mais de 40 referências.

• Tabelas e/ou imagens: até o máximo de cinco, incluindo autoria e/ou fonte.

• Tabelas: devem ser criadas em software dedicado, como o Excel. A largura deve ser proporcional a uma página no layout atual. A fonte deve ser Arial, tamanho 9, espaço simples. As tabelas devem ser importadas e enviadas em um arquivo de texto: .doc/.docx (Microsoft Word), .rtf (Rich Text Format) ou .odt (Open Document Text). Elas devem receber uma numeração em ordem crescente e receber uma explicação de título e/ou subtítulo. Elas também devem ser referenciadas dentro do texto. O conteúdo de uma tabela não deve replicar o de uma imagem nem vice-versa. Seus números devem ser atribuídos de acordo com a ordem em que são referenciados no texto. Deve haver a fonte de onde a tabela foi extraída e/ou a autoria dela, esta informação deve ser escrita abaixo da tabela, após a legenda para as abreviações, se houver.

• Imagens: podem ser fotos, ilustrações, gráficos, desenhos, etc. As imagens devem ser enviadas como arquivos separados (.tiff ou .jpeg). Elas devem receber um número em ordem crescente e receber uma explicação de título e/ou subtítulo. Elas também devem ser referenciadas dentro do texto. Todas as abreviações devem ser explicadas com uma legenda abaixo da imagem. Deve haver a fonte de onde a imagem foi extraída e/ou a autoria da mesma, esta informação deve ser escrita abaixo da imagem, após a legenda para as abreviações, se houver.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.